Ilha do Corvo atinge 60% de energias renováveis em 2026

A ilha do Corvo vai ter 60 por cento de energia renovável em 2026, na sequência de investimentos em curso que estão a ser executados pela Empresa de Eletricidade dos Açores (EDA), disse fonte do executivo.

Em declarações à agência Lusa, a secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, referiu que, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, o Governo dos Açores “atribuiu verbas à EDA para promover um conjunto de investimentos em todas as ilhas, não só no Corvo, com vista à introdução de energias renováveis, particularmente através da energia fotovoltaica, eólica e a compra de baterias que estão orientadas para a estabilização da rede”.

No caso específico da ilha do Corvo, o plano de investimentos da EDA prevê a ampliação do parque fotovoltaico Pão de Açucar, que entrou em funcionamento em 2021, através da instalação de 75 quilowatt adicionais, e que foi visitado pelo Governo dos Açores no âmbito da sua visita oficial à ilha do Corvo.

O investimento em renováveis na mais pequena parcela dos Açores é de 11 milhões de euros.

Berta Cabral referiu que se estima, até 2030, atingir 70 por cento de energias renováveis em 2030, de acordo com a Estratégia Açoriana para a Energia 2030, sendo que a EDA prevê, até 2026, 61 por cento de energia verde.

A titular da pasta das Infraestruturas ressalvou que os Açores “são nove sistemas autónomos e elétricos independentes, o que traz limitações na entrada de energias renováveis na rede porque tem que se ter sempre algum back up térmico para ter a certeza que não há qualquer tipo de interrupções” no fornecimento de energia.

Segundo a elétrica açoriana, está previsto “um extenso plano de novos empreendimentos em aproveitamentos de energias renováveis e sistemas de reserva rápida do tipo BESS (baterias), de que resulta um investimento total de cerca de 181 milhões de euros e que, no atual estado de desenvolvimento das tecnologias conhecidas, maximiza a penetração de produção renovável nos pequenos e isolados sistemas elétricos dos Açores”.

O grupo prevê que este investimento “possa potenciar o aumento, em 2026, da parcela correspondente à emissão com base em energias renováveis, de cerca de 34 por cento, estimado em 2021, para próximo dos 56 por cento, no total dos Açores”.

De acordo com o Plano Estratégico Plurianual e Orçamento para 2022, estima-se que, a partir de 2026, seja reduzida a emissão de cerca de 304 mil toneladas por ano de gases com efeito de estufa face aos investimentos em energia verde.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.