Hospital de Santa Maria tem painéis solares no parque de estacionamento

  • 28 setembro 2021, terça-feira
  • Energia

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte concluiu a instalação de 3.267 painéis solares fotovoltaicos no parque de estacionamento do Hospital de Santa Maria, sendo o “maior projeto em modelo de autoconsumo executado, não apenas em hospitais portugueses, como no setor público em geral”, lê-se em comunicado divulgado pela empresa responsável pela instalação, SunEnergy.

De acordo com a empresa de soluções de produção de energia elétrica, foram instalados 3.267 painéis solares de 300 watts, perfazendo um total de 980 quilowatts, sendo este valor próximo do limite máximo de potência permitido para este tipo de projetos regulados pelo Decreto-Lei nº 162/2019 de 25 de outubro, que se encontra nos mil quilowatts.

Esta Unidade de Produção para Autoconsumo no Hospital de Santa Maria vai permitir uma redução de aproximadamente 180 mil euros por ano na fatura energética nesta unidade de saúde.

A instalação dos painéis solares fotovoltaicos para a produção de energia elétrica a partir do sol que será consumida pelo hospital vai ainda permitir uma redução assinalável das emissões de dióxido de carbono, na ordem das 320 toneladas por ano.

“As entidades públicas, sobretudo os hospitais, têm um grande consumo energético e muito regular, pelo que a aposta na instalação de painéis solares fotovoltaicos tem sido cada vez mais adotada”, assinalou o diretor de Projetos e Desenvolvimento de Negócio da SunEnergy, Jaime Rodrigues Veiros.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.