Hannover Messe arranca a 31 de março
- 12 março 2025, quarta-feira
- Gestão

A feira dedicada à indústria, que acontece entre 31 de março e 4 de abril, terá os olhos postos na dinâmica económica e geopolítica
Para Jochen Köckler, Presidente do Conselho de Administração da Deutsche Messe AG, este é um momento decisivo: “Numa altura em que a indústria enfrenta profundos desafios económicos, a HANNOVER MESSE proporciona um impulso decisivo: aqui, os visitantes globais descobrem quais as tecnologias que irão garantir o seu sucesso no futuro e como integrá-las nos seus processos sem demora”, afirma o responsável em comunicado da Deutsche Messe e Hannover Messe.
O parceiro deste ano da feira é precisamente o Canadá, um dos países afetados pela nova política tarifária de Donald Trump. “Nos últimos meses, tem-se falado frequentemente de incertezas geopolíticas. No entanto, desde a tomada de posse do novo presidente dos EUA, entre outras coisas, esta incerteza transformou-se numa dura clareza, com os EUA a duplicarem a sua agenda ‘America First’, enquanto a China reforça e dirige maciçamente o seu setor industrial”, sublinha Köckler, para quem “é tempo de cerrar fileiras com maior firmeza e de avançar resolutamente com uma estratégia geoeconómica coesa”.
Empresas das áreas da engenharia, do digital, bem como do setor energético, reúnem-se sob o tema principal da “Transformação Industrial” para apresentar soluções para a produção e fornecimento de energia. As principais áreas de exposição para 2025 serão Smart Manufacturing, Digital Ecosystems, Energy for Industry, Compressed Air & Vacuum Technology, Engineered Parts & Solutions, Future Hub e International Trade & Investment.
A área de Smart Manufacturing terá como foco a produção inteligente e sustentável. A ideia é demonstrar como a indústria 4.0 e a inteligência artificial contribuem para a eficácia e sustentabilidade dos processos de produção. “Os visitantes da Hannover Messe 2025 terão uma visão global das aplicações disponíveis e das que estão por vir no mercado", resume Hubertus von Monschaw, Global Director Trade Fair and Product Management da Hannover Messe.
Empresas alemãs e internacionais apresentarão aplicações de robótica no Application Park. Robôs habilitados por IA estarão em ação, por exemplo, demonstrando como aprendem a realizar tarefas e se adaptam dinamicamente a ambientes de produção em mudança.
Portugal estará novamente presente na Hannover Messe com, até agora, 31 expositores registados, ocupando uma área total de 498m². Esta presença será reforçada por dois espaços coletivos organizados pela AIMMAP no segmento Engineered Parts & Solutions e pela PRODUTECH no segmento Smart Manufacturing.
Outros artigos que lhe podem interessar