Guimarães eleita Capital Verde Europeia 2026

DR

A cidade de Guimarães foi distinguida no dia 27 de novembro, em Valência, com o prémio de Cidade Verde Europeia 2026.

O prémio Capital Verde Europeia destina-se apenas a cidades europeias com mais de 100 mil habitantes que se distingam em matérias de sustentabilidade ambiental, social e económica.  A atribuição deste prémio é feita anualmente e resulta de um processo de seleção criterioso ao longo do qual as cidades candidatas devem apresentar argumentos e provas de iniciativas implementadas de forma a tornarem-se mais sustentáveis.

 A atribuição do prémio realizou-se em Valência, cidade espanhola que detém a distinção de Capital Verde Europeia 2024. A cidade de Guimarães concorria com Heilbronn (Alemanha) e Klagenfurt (Áustria), mas acabou por se destacar pelo seu desempenho em sete parâmetros ambientais: qualidade do ar; ruído; água; biodiversidade, áreas verdes e uso do solo; resíduos e economia circular; alterações climáticas – mitigação e adaptação. No âmbito do prémio, a cidade portuguesa vai receber um apoio financeiro que será aplicado em projetos e iniciativas de sustentabilidade.

Isabel Loureiro, Coordenadora da Candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2026, afirmou que: “o processo da candidatura teve duas partes: a primeira parte foi uma avaliação técnica onde a uma equipa de redação constituída por uma equipa multidisciplinar fez uma análise variada e multivariada de todos os dados a que fomos recolhendo ao longo de 10 anos, o que permitiu uma avaliação de uma forma extraordinária pelo júri técnico da primeira fase;  a segunda parte foi, no fundo, a redação ter de mostrar Guimarães na sua jornada climática, a sua estratégia e a visão.”

O Plano Estratégico e Ecossistema de Governação Guimarães 2030, promove uma gestão ambiental integrada e multidisciplinar, envolvendo vários setores da sociedade como é o caso da investigação, o envolvimento dos cidadãos e educação ambiental. O programa PEGADAS, é um exemplo disso - este promove a sensibilização para questões ambientais, incentivando comportamentos mais sustentáveis entre os cidadãos e as escolas.

Guimarães recebeu ainda o prestigiado Mission Label da Comissão Europeia, no âmbito da EU Mission: Climate-Neutral and Smart Cities, que visa alcançar a neutralidade climática até 2030 e é signatária do Green City Accord.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.