Glex Summit 2023 realiza-se na ilha Terceira

A quarta edição da cimeira Global Exploration Summit (GLEX Summit), que reúne a maior comunidade de exploradores e cientistas de todo o mundo, vai voltar a realizar-se nos Açores, mas desta vez na ilha Terceira.

Esta edição da GLEX Summit, que é organizada pela Expanding World, com a chancela e curadoria da agremiação de líderes da exploração do planeta, o The Explorers Club of New York, vai decorrer de 14 a 16 de junho

O presidente do The Explorers Club, Richard Garriott, justificou a localização: “Não há melhor local para descobrir o que se seguirá na exploração, do que uma ilha que já foi um espaço vazio no mapa, até exploradores corajosos a encontrarem. Esse esforço de preencher espaços vazios em mapas está presente na história dos Açores e na empreitada dos navegadores portugueses. Da travessia do Atlântico, à travessia das estrelas, estamos no limiar de uma nova época dourada da exploração”.

O Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo será o palco onde os exploradores e cientistas partilharão com o público as descobertas mais recentes, as tecnologias mais inovadoras e as novas e futuras missões que prometem revolucionar o futuro do Espaço, dos Oceanos e do Planeta.

O Space, Ocean and Earth Insights (SOE’23) integra a programação da GLEX Summit, revelando novas perspetivas e importantes conclusões dos mais recentes projetos científicos neste domínio, que impulsionarão a discussão do futuro da exploração.

Este é o resultado de uma parceria entre os organizadores da GLEX Summit (The Explorers Club e Expanding World), o INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, e o Programa UT Austin Portugal, uma parceria entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a Universidade do Texas, em Austin, no âmbito da ciência e tecnologia, que já vigora há 15 anos.

O programa coordenado pelo INESC TEC tem promovido a colaboração entre universidades, institutos de investigação, empresas portuguesas e a Universidade do Texas e promove a difusão do conhecimento em áreas emergentes da Ciência e Tecnologia, através do apoio à investigação, formação avançada, transferência de tecnologia e inovação.

Os bilhetes para a GLEX Summit estarão disponíveis a partir de 28 de março, no website oficial do evento.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.