Garantia de qualidade de sistemas de monitorização em contínuo: EN 14181

  • 02 dezembro 2016, sexta-feira
  • Ar

A norma EN 14181 define três níveis de garantia de qualidade (QAL1, QAL2 e QAL3). Estes níveis abrangem: a aptidão de um AMS (sistema de medição automático) para a medição, QAL1 (EN 15267); a validação do AMS após a sua instalação QAL2; e o controlo do AMS durante o seu funcionamento numa unidade industrial QAL3. Um teste de verificação anual (AST) também se encontra definido.

A avaliação da aptidão do AMS e do seu procedimento de medição encontram-se descritos na EN15267 (QAL1), onde é indicada uma metodologia para o cálculo da incerteza global dos valores medidos pelo AMS. Esta incerteza global é determinada a partir da avaliação de todas as contribuições de incerteza, consequentes das suas características de desempenho individuais.

A EN14181 define os procedimentos para estabelecer os níveis de garantia QAL2, QAL3 e AST para um AMS instalado numa unidade industrial utilizado na monitorização de efluentes gasosos.

A norma suporta os requisitos indicados na Diretiva de Emissões Industriais 2010/75/EU e os documentos BREF relacionados.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.