Explorações de agricultura biológica mais do que triplicam numa década

De acordo com os primeiros resultados do Recenseamento Agrícola de 2019 (RA2019) do Instituto Nacional de Estatística (INE), as explorações certificadas para produção em modo biológico mais do que triplicaram entre 2009 e 2019, para cerca de 3.900.

“Foram recenseadas cerca de 3,9 mil explorações certificadas para a produção em modo biológico (+210 por cento que em 2009), um terço das quais em Trás-os-Montes”, revela o documento.

A área em produção biológica era em 2019 de 211 mil hectares, dos quais 69 por cento pastagens permanentes e nove por cento prados temporários e culturas forrageiras destinadas à produção pecuária biológica.

Segundo o INE, nas culturas biológicas destacam-se os olivais com 20,8 mil hectares, os amendoais com cinco mil hectares, as vinhas com 3,8 mil hectares e as hortícolas com 1,7 mil hectares.

Estes são os primeiros resultados de âmbito nacional do RA2019, cuja recolha de informação decorreu entre outubro de 2019 e novembro de 2020. No final de março de 2021 serão disponibilizados os resultados definitivos, indicou o INE.

Com a divulgação dos dados definitivos serão disponibilizados outros indicadores, entre os quais as ajudas e subsídios, o regadio, a mobilização do solo, as instalações pecuárias, a agricultura de precisão, a aplicação de fertilizantes, as atividades não agrícolas desenvolvidas na exploração e o destino da produção agrícola.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.