Expansão da zona industrial de Sines com eficiência, reutilização e novas fontes de água

  • 28 abril 2023, sexta-feira
  • Água

© D.R.

Sem água não há desenvolvimento económico e garantir o abastecimento das novas indústrias e o tratamento dos efluentes industriais e a sua reutilização na ZILS (Zona Industrial e Logística de Sines) será fulcral para o crescimento sustentável deste que é um dos maiores polos industriais da Península Ibérica.

Os efeitos das alterações climáticas são evidentes em todo o planeta, registando-se as temperaturas mais altas de sempre e fenómenos da natureza com uma violência nunca antes vista, com secas cada vez mais frequentes e duradouras.

Gerir o risco das alterações climáticas envolve medidas de mitigação e adaptação, por forma a construir resiliência.

No setor da água, a implementação de medidas que permitam assegurar a continuidade do serviço, a preservação da saúde e segurança públicas, a sustentabilidade ambiental, económica e social é urgente. Sabemos que os custos destas medidas são elevadíssimos, contudo, também sabemos que os custos de ignorar as alterações climáticas poderão ser muito superiores.

No que respeita ao recurso, é conhecido, e aceite globalmente, que no futuro vai haver menos água, pelo que o setor do Ambiente terá de se focar nestas preocupações, agindo de imediato, antecipando e preparando-se para esta realidade, limitando os consumos onde tenham garantia de abastecimento e promovendo medidas efetivas para proteger os recursos hídricos. (...)

Por Luís Faísca, presidente do Conselho de Administração da Águas de Santo André

Artigo completo na Indústria e Ambiente nº138 jan/fev 2023, dedicada ao tema 'Água: “novas” fontes'

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.