ETAR em Viana do Castelo vai ser remodelada por 3,5ME

  • 18 fevereiro 2022, sexta-feira
  • Água

A Águas do Norte abriu um concurso público, no valor de 3,5 milhões de euros, para a remodelação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Viana do Castelo – Cidade, segundo anúncio publicado em Diário da República.

No anúncio, a entidade gestora do sistema multimunicipal de abastecimento de água e saneamento do Norte de Portugal explica que a intervenção “visa a remodelação da ETAR de Viana do Castelo – Cidade, intervindo nos órgãos, bem como remodelar e ampliar o edifício de exploração”.

O prazo de execução da obra (sem incluir renovações) é de 910 dias e os critérios de adjudicação são a valia técnica, a conceção e fundamentação da solução proposta, a metodologia de execução da obra, o detalhe e consistência do plano de trabalhos e o preço.

Segundo a Águas do Norte, o subsistema de saneamento de Viana do Castelo serve as freguesias de Portuzelo, Outeiro, Perre, Meadela, Santa Maria Maior, Monserrate, Areosa e Carreço.

Este subsistema de saneamento é composto por uma ETAR, seis Estações Elevatórias, nomeadamente na Meadela, Praça de Touros, 5 de Outubro, Praia Norte, Areosa, e Carreço, e um sistema intercetor que apresenta uma extensão de 17 quilómetros com diâmetros que variam entre os 125 milímetros (mm) e os 800 mm.

A “ETAR entrou em funcionamento em 1999 tendo sido alvo de intervenção de beneficiação/remodelação em 2008, num investimento que rondou os 1,7 milhões de euros, cofinanciados pelo Fundo de Coesão”, referiu a Águas do Norte.

A “instalação está dimensionada para 45.257 habitantes-equivalentes, possuindo uma capacidade máxima de tratamento de 8.580 m3/d”.

O “processo de tratamento para a ETAR recorre a lamas ativadas em arejamento convencional, com uma etapa final de desinfeção por radiação ultravioleta”, acrescentou.

As candidaturas ao concurso público podem ser apresentadas até 21 de abril e os concorrentes são obrigados a manter as respetivas propostas por 90 dias a contar dessa data.

Consulte o anúncio em https://files.dre.pt/cp_hora/2022/02/034/415019088.pdf

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.