Nova ETAR em Sever do Vouga

Já foi inaugurada a nova ETAR de Sever do Vouga. Segundo comunicado da Águas da Região de Aveiro, a infraestrutura vai proporcionar o tratamento das águas residuais de mais de 11 mil habitantes de sete freguesias (Freguesia de Sever do Vouga, Freguesia de Pessegueiro do Vouga, União de Freguesia de Silva Escura e Dornelas, Freguesia de Rocas do Vouga, União de Freguesias de Cedrim e Paradela e Freguesia de Couto de Esteves) e a respetiva devolução ao rio Vouga em condições ambientalmente seguras.

Em declarações à Agência Lusa, o presidente da Águas da Região de Aveiro, referiu inclusivamente que o concelho estava desprovido de estação de tratamento, pelo que os esgotos eram lançados à água quase sem tratamento, já que a antiga instalação estava inoperacional.

A instalação tem por base um tratamento biológico em três reatores paralelos em arejamento prolongado, operado em regime sequencial. O sistema de arejamento é assegurado por difusores de bolha fina de elevada eficiência. É uma estrutura muito compacta e tem um processo de desnitrificação.

Conta ainda com uma linha de tratamento de fase sólida com espessamento e centrifugação que assegura as necessárias condições para preparar as lamas para transporte a um adequado destino final.

Esta infraestrutura está também dotada de sistema de desodorização, minimizando o impacto da sua operação na região onde se insere.

A obra representa um investimento global de 2,75 milhões de euros, cofinanciada pelo POSEUR.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.