ETAR de Paço de Sousa atinge novo recorde de autossuficiência energética

A ETAR de Paço de Sousa atingiu, no passado mês de setembro, um novo recorde de autossuficiência energética com uma média mensal de 89,50 por cento.

Isto permitiu-lhe, durante vários dias, obter um custo energético negativo e uma redução significativa do custo global energético ao tratar um caudal médio de oito mil metros cúbicos por dia de águas residuais provenientes dos municípios de Lousada, Paredes e Penafiel.

A ETAR de Paço de Sousa é uma das maiores infraestruturas de tratamento de águas residuais da SIMDOURO e por consequência uma grande consumidora de energia elétrica, que produz nas próprias instalações energia suficiente para as suas necessidades, com recurso ao biogás produzido na ETAR.

Esta ETAR, localizada no concelho de Penafiel, foi alvo da implementação de um projeto inovador de co-digestão das lamas geradas na ETAR com um efluente industrial de produção de biodiesel.

De acordo com a SIMDOURO, são utilizadas as etapas de digestão anaeróbia para fazer co-digestão dos efluentes industriais ricos em matéria orgânica, “conseguindo aproveitar a capacidade instalada da digestão anaeróbia e produção de energia, as capacidades técnicas das equipas de exploração, beneficiando desta forma de uma forte redução dos custos de operação”.

Com a implementação deste projeto, a ETAR de Paço de Sousa consegue produzir biogás para atingir uma autossuficiência energética média mensal acima de 80 por cento.

“Ao utilizar o biogás produzido no processo de tratamento, esta ETAR constitui um exemplo notável de sinergia industrial e de criação de valor na economia circular, que contribui para redução da pegada de carbono, representando um marco na diminuição da independência energética do nosso país”, sublinhou a SIMDOURO em comunicado divulgado.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.