Estratégia Nacional para o Ar – ENAR 2020

A qualidade do ar ambiente é uma componente ambiental determinante, em particular para a saúde pública e para a qualidade de vida dos cidadãos. Apesar das melhorias significativas nas últimas décadas, ainda persistem problemas de poluição atmosférica com repercussões na saúde humana e nos ecossistemas, principalmente ao nível dos poluentes, partículas finas (PM10), e dióxido de azoto (NO2) em particular em zonas urbanas densamente povoadas. Existem ainda situações de excedência aos limiares de informação à população e aos valores alvo do ozono troposférico, durante a primavera e verão, que ocorrem de forma generalizada no território continental.

A poluição do ar é a principal causa ambiental de morte prematura na Europa, com mais de 400 mil mortes por ano e em Portugal com cerca de 6 mil mortes/ano. A má qualidade do ar afeta a qualidade de vida, causando ou exacerbando problemas de respiratórios e cardiovasculares, provocando dias de trabalho perdidos e elevados custos de saúde com grupos vulneráveis como crianças, asmáticos e idosos.

Efetivamente, apesar dos progressos alcançados, as sociedades continuam a confrontar-se, nos dias de hoje, com problemas de poluição atmosférica causados pela emissão de poluentes que têm impactes negativos no ambiente e na saúde humana.

Com base nestes factos e na experiência acumulada, na última década tornou-se evidente a necessidade de estabelecer uma abordagem integrada do recurso ar, com a articulação de políticas e medidas ao nível setorial e entre os vários níveis de governação. (...)

Artigo completo na Indústria e Ambiente nº120 jan/fev 2020

Dília Jardim, diretora do Departamento de Gestão Ambiental, Agência Portuguesa do Ambiente

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.