EPAL galardoada com cinco prémios pela APEE

  • 10 novembro 2022, quinta-feira
  • Água

A Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE) distinguiu a EPAL – Empresa Portuguesa de Águas Livres na Cerimónia de Entrega de Prémios da 8ª Edição do Reconhecimento de Práticas de Responsabilidade Social e Sustentabilidade com quatro Menções Honrosas e com o Grande Prémio de Estratégia de Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

Na categoria “Comunidade” foi reconhecido o projeto “EPAL liga-se a causas que têm de ser de todos”, que resulta de uma parceria pioneira com a FUNDAÇÃO LIGA, entidade que se dedica a habilitação de pessoas com condicionamentos físicos, sociais ou culturais através de programas e serviços em diversas áreas, nomeadamente, a Casa das Artes. O desafio lançado foi a criação de bases para copos, em cerâmica, oferecidos às entidades aderentes à campanha da EPAL para consumo exclusivo de água da rede pública, com temas alusivos aos oceanos, biodiversidade, flora e fauna.

O “Impacto das Redes Sociais” concorreu na categoria de “Comunicação” e recebeu uma menção honrosa pelo trabalho desenvolvido nestas plataformas, onde a empresa promove os projetos mais relevantes, através de campanhas específicas que sensibilizam a comunidade para a urgência da proteção do ambiente e para a promoção e consumo da água da torneira.

No âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a EPAL foi reconhecida no ODS 4 – Educação de Qualidade com a iniciativa “Parcerias com Organizações Não Governamentais do Ambiente (ONGA)”. Os vários projetos aqui desenvolvidos foram destinados à comunidade, a crianças e jovens a frequentar escolas integradas em municípios servidos pela EPAL e pela Águas do Vale do Tejo.

Estas parcerias materializam-se em Protocolos de Cooperação Estratégica para o Aumento do Valor Ambiental da Empresa e Promoção da Sensibilização Ambiental, com a QUERCUS, GEOTA, LPN, ZERO e ABAE, “constituindo um importante contributo para uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa, e sendo um exemplo já premiado pelo ENEG – Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento organizado pela APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, com o prémio na categoria Melhor Ação de Sustentabilidade com a iniciativa ‘Educar para a Proteção dos Ecossistemas e da Biodiversidade’”, referiu a empresa em comunicado.

Também o trabalho desenvolvido pela Empresa relativamente ao ODS 12 – Consumo e Produção Sustentáveis com o projeto “Chefs Circulares – Água Circular por Natureza”, apoiado pelo Fundo Ambiental, foi reconhecido. O tema central deste projeto é o uso eficiente e o reaproveitamento de água e alimentos na utilização diária na casa das famílias portuguesas, no planeamento de compras semanais bem como na compra de produtos sazonais e a granel.

A culminar, a Empresa foi galardoada com o “Grande Prémio de Estratégia de Responsabilidade Social e Sustentabilidade”.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.