Eólica produzida no domingo representou 86% do consumo nacional
FOTO OIMHEIDI/ PIXABAY
O Sistema Elétrico Nacional estabeleceu novos recordes históricos no domingo, 24 de novembro, com a produção de energia eólica a atingir 110,4 GWh e a bombagem hidroelétrica a alcançar 41,7 GWh
Segundo os dados divulgados pela REN, o vento forte e constante sentido ao longo do dia justifica o total de 110,4 GWh, que permitiu superar o recorde anterior de 108,0 GWh, registado a 17 de outubro de 2023. “A energia eólica produzida no passado domingo representou 86 % do consumo nacional. Este ano, a produção acumulada desta energia renovável representa 27 % do consumo nacional, enquanto a energia solar contribuiu com cerca de 10 %.”
“Além disso, a elevada disponibilidade de fontes de energia renovável tanto em Portugal como em Espanha levou ainda à maior utilização de sempre da bombagem hidroelétrica em Portugal no mesmo dia, com um total de 41,7 GWh. Este valor é 24 % superior ao recorde anterior de 33,7 GWh, registado a 1 de maio de 2024. O novo recorde de bombagem hidroelétrica demonstra a capacidade do Sistema Elétrico Nacional de se adaptar à maior disponibilidade de energia renovável na Península Ibérica”, esclarece a nota divulgada pela REN.
De acordo com a anterior nota da REN, em setembro tinha sido a vez de o solar bater recordes. Até ao dia 5 de setembro, a energia solar produzida havia já igualado a totalidade da energia produzida durante todo o ano de 2023. Até setembro, foram produzidos 3,99 TWh, ultrapassando os 3,6 TWh produzidos no ano anterior.
Outros artigos que lhe podem interessar