ENERH2O: feira de energias renováveis e gestão da água realiza-se na próxima semana

A ENERH2O – Energy and Water Innovation &Technology é uma nova feira em Portugal, no panorama das energias renováveis e da gestão da água, que vai decorrer de 27 a 28 de setembro na Exponor, no Porto.

Este evento de dois dias “reúne dois setores estratégicos para o futuro do país e aborda questões fundamentais que vão moldar a vida e a economia de Portugal nas próximas décadas”, refere a organização.

A ENERH2O pretende ser o palco onde os principais atores do setor podem explorar soluções inovadoras para garantir o suprimento sustentável de água para o futuro, destacando a gestão eficiente da água, que “está intrinsecamente ligada à transição e eficiência energéticas”.

Mais de dois mil profissionais e 50 expositores – dos quais 60 por cento internacionais – estão confirmados nesta primeira edição.  Todo o pavilhão reservado para a feira encontra-se ocupado, correspondendo a mais de dois mil metros quadrados de mostra, com a presença das principais empresas do setor.

De acordo com o diretor da ENERH2O por parte da On Events, Filipe Gomes, “havia no setor específico das feiras profissionais, uma lacuna no mercado em termos de abordagem sistematizada e transversal para os desafios da transição energética. Embora existam conferências e eventos, não têm a mesma dimensão, o mesmo posicionamento e não exploram as sinergias resultantes da junção do setor da água e das energias renováveis.”

A ENERH2O oferece um programa de conferências de excelência, com a presença de especialistas conceituados que vão partilhar os seus conhecimentos e visões sobre as últimas tendências e inovações.  

Segundo o diretor da ENERH2O por parte da PROFEI, Juli Simon Millet, “quando se abordam setores em constante evolução tecnológica, que têm elevados investimentos financeiros na investigação científica, é importante manter as áreas comerciais informadas sobre estes avanços e descobertas. Por esta razão, tentámos encontrar um equilíbrio, para ter conferências de qualidade, de um ponto de vista comercial (expositores), social (associações) e académico (cientistas)”.

No programa de conferências destacam-se temas como tratamento de água, reutilização e economia, dessalinização, otimização de consumo, redução das perdas de água, energia solar, comunidade de energia e novas tecnologias e soluções de energia solar e renovável.

Alessandro Siria, professor da École Normale Supérieure de Paris e diretor de investigação do Centre National de la Recherche Scientifique é uma das presenças confirmadas. O especialista vai explicar como gerar eletricidade a partir do encontro entre correntes de água salgada e de água doce, e como esta descoberta científica foi aplicada, do ponto de vista tecnológico, para ser possível construir uma central elétrica que fornece eletricidade a uma cidade inteira.

A ENERH2O é uma feira especializada, de natureza B2B, destinada a um vasto leque de profissionais que trabalham, investem ou procuram novas soluções, serviços, equipamentos e tecnologias dos setores da água e energias renováveis, desde profissionais da administração pública, a arquitetos, profissionais da construção, consultores e industriais.

Em termos de oferta, esta primeira edição conta com uma forte presença dos setores fotovoltaico, de autoconsumo e de armazenamento de energia. No setor da água, salienta-se a presença das áreas do tratamento, abastecimento, recolha, transporte e armazenamento, assim como as soluções para a agricultura. Há ainda uma oferta do hidrogénio, biogás e tecnologias de monitorização.

Aceda ao seu convite: https://enerh2o.credoffice.net/VisitForm/landingForm?eid=1&atid=1&pid=53&lg=pt

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.