Energuia 2021 já disponível

Na edição de 2021 do Energuia – Guia de Eficiência Energética nos Edifícios, mostramos as novas possibilidades de consumo de energia à escala local. A aprovação, em 2019, do decreto-lei que regulamenta o autoconsumo coletivo e as comunidades de energia renovável tem o potencial de fazer do cidadão um agente ativo, capaz de produzir a sua própria energia e gerir os seus padrões de consumo. Para já, esta realidade está a ser testada, mas a otimização do consumo de energia não depende apenas de equipamentos nem de tecnologia. Começa no projeto, e inclusive na aplicação de práticas construtivas antigas. Muitos dos princípios do que agora designamos como “construção sustentável”, que incorpora “técnicas passivas”, estão contidos na arquitetura vernácula, como nos contam Ricardo Mateus e Jorge Fernandes no seu artigo.

O Fundo Ambiental lançou, a 23 de junho, a fase II do Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis, destinado a pessoas singulares que comprovem o direito de realizar intervenções sobre os imóveis candidatos, que podem ser edifícios de habitação existentes, unifamiliares, ou edifícios multifamiliares ou suas frações autónomas, construídos e licenciados para habitação até 2006 ou 2021, consoante a tipologia de projeto. Este incentivo terá uma dotação global de 30 milhões de euros em 2021. Conheça as taxas de comparticipação do Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis.

As coberturas são um elemento construtivo da máxima importância para o conforto dos ocupantes – é por essa via que perdemos, em média, cerca de 30 por cento do calor dos edifícios. Cristina Monteiro e Cristina Santos mostram como a implementação de coberturas ajardinadas contribui para a melhoria do desempenho térmico e energético dos edifícios.

Ainda no capítulo das soluções construtivas, o isolamento térmico é outro tema a merecer destaque. Apresenta-se também um conjunto de orientações para a escolha mais adequada de uma janela, um elemento determinante nos fluxos térmicos da habitação.

No que toca aos equipamentos, detalha-se o funcionamento das bombas de calor, e analisam-se as melhores opções de otimização do investimento.

Nesta edição, sintetizamos também os critérios de atribuição de classificação de eficiência hídrica a diferentes dispositivos de cozinha e banho.

Saiba mais em www.construcaomagazine.pt/energuia

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.