energuia 2018: Racionalizar o uso da energia

Já está disponível a edição de 2018 do energuia – guia da eficiência energética nos edifícios.

A nova edição, distribuída como suplemento da Indústria e Ambiente nº 110, oferece-nos uma reflexão sobre a necessidade de racionalizar a utilização de energia nos edifícios, tendo em conta que este setor é responsável por 20 por cento das emissões de gases com efeito de estufa. Para este objetivo contribuirão não só as medidas mais tradicionais, como a aposta nas renováveis, mas também outras mais abrangentes, como a criação de políticas de planeamento urbano que permitam tornar os edifícios mais compactos.

A eficiência consegue-se não só à custa de investimentos mas também do planeamento. Por isso, o conceito de Passive House volta a estar em destaque, demonstrando-se nesta edição como a aplicação destes padrões não tem de ser oneroso.

No capítulo das soluções construtivas, são apresentados diversos conselhos a ter em conta na hora de conceber coberturas, fachadas e paredes, de modo a obter a melhor performance possível em termos térmicos e também acústicos – a integração entre isolamento térmico e acústico é, aliás, um dos temas desta edição.

A eficiência hídrica

Como a eficiência de um edifício não se resume apenas ao plano energético, o tema da eficiência hídrica volta a ser focado, apresentando-se soluções para mitigar desperdício de água em edifícios, nomeadamente através do aproveitamento de águas pluviais.

O nexus água-energia também não ficou de fora desta edição, chamando-se a atenção para a interdependência entre estes dois vetores. Basta pensar no aquecimento de águas quentes sanitárias para perceber como a economia de água e a economia de energia num edifício são interdependentes.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.