Energias renováveis atingem recorde no mercado elétrico nacional
- 05 agosto 2026, quarta-feira
- Energia

Foto American Public Power Association / Unsplash
João Guilherme Oliveira
O Sistema Elétrico Nacional alcançou um novo marco na integração da energia elétrica, eólica e sistemas de armazenamento no mercado de serviços e sistema. A capacidade de produção limpa e de baterias habilitada para operar na Reserva de Restabelecimento da Frequência com Ativação Manual (mFRR) atingiu os 1668 MW, enquanto a capacidade disponível para prestação da Banda de Regulação Secundária (aFRR) ascendeu aos 340 MW.
A expansão destes recursos permite diversificar e reforçar os mecanismos responsáveis por assegurar o equilíbrio contínuo entre a oferta e a procura de eletricidade em Portugal. Na prática, a regulação secundária (aFRR) atua na correção automática de desvios em tempo real. Já a reserva manual (mFRR) é mobilizada pelos Operadores do Despacho Nacional para responder a exigências pontuais do sistema ou recompor as reservas automáticas.
A inclusão progressiva de centrais eólicas, parques solares e sistemas de baterias nestes mercados de serviços essenciais amplia as ferramentas de gestão à disposição do operador da rede. Este alargamento traduz-se numa maior flexibilidade operacional, no aumento da eficiência económica do sistema e no reforço da estabilidade e segurança do abastecimento público.
O resultado consolida a trajetória de modernização da infraestrutura elétrica nacional, demonstrando a capacidade técnica do Sistema Elétrico Nacional para absorver quotas crescentes de energia de fonte renovável sem comprometer os padrões de fiabilidade exigidos na rede.
Outros artigos que lhe podem interessar