Emissões de CO2 das carrinhas vendidas na UE descem

As emissões médias de dióxido de carbono de novas carrinhas registadas na União Europeia em 2017 foram 4,7 por cento mais baixas do que em 2016, de acordo com os dados preliminares publicados pela Agência Europeia do Ambiente.

Isto significa que cada um destes veículos emitiu, em média, em 2017, 156 gramas de CO2 por km, o que representa menos 7,7 gramas do que em 2016. Esta redução deixa a média de emissões 10,9 por cento abaixo da meta de 2017, que era de 175 g CO2/km. Ainda assim, será preciso empreender esforços adicionais para alcançar a meta de 2020 – 147 g CO2/km.

Os dados preliminares da Agência Europeia do Ambiente também permitiram perceber que a eficiência média em termos de combustível é variável conforme o Estado-Membro, devido ao facto de haver diferentes modelos e tamanhos à venda em cada país. O nível mais baixo de emissões foi registado em Portugal (133,2 gCO2/Km, logo seguido por Chipre (133,4) e Bulgária (134,9). Os valores mais altos registaram-se na República Checa (173,6), Eslováquia (170,1) e Alemanha (169,2). Embora a frota de veículos elétricos deste tipo tenha vindo a aumentar, a maioria (96 por cento) é a diesel.

Desde 2011 que a Agência Europeia do Ambiente recolhe dados das emissões de veículos comerciais ligeiros.

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