Eletrão recolheu 17 mil toneladas de equipamentos elétricos em 2021

A Associação de Gestão de Resíduos Eletrão, entidade gestora de equipamentos elétricos em fim de vida, com 61 por cento da quota de mercado, recolheu em 2021 17 mil toneladas de equipamentos elétricos, mais dois por cento do que em 2020.

Em comunicado, a Eletrão explicou que em 2021 a entidade reciclou mais embalagens, mais pilhas e mais equipamentos elétricos usados.

De acordo com os números agora divulgados, foram recolhidas 703 toneladas de pilhas e baterias usadas, um aumento de 103 por cento, e 54 mil toneladas de embalagens usadas, um aumento de nove por cento.

A eletrão justificou o aumento para o dobro de reciclagem de pilhas e baterias com a “expansão da rede de recolha e com o alargamento da quota de mercado do Electrão, que é de 16 por cento para as pilhas portáteis e de 12 por cento para as baterias industriais”.

Com base no relatório executivo de 2021, a associação destacou que a recolha de equipamentos elétricos usados aconteceu sobretudo na rede da própria da Eletrão, 15.887 toneladas, mais nove por cento do que em 2020.

“Em média, cada português entregou à Electrão 1,7 quilos de equipamentos elétricos para reciclagem em 2021. Mais de dez mil toneladas de grandes equipamentos elétricos usados foram recolhidas e enviadas para reciclagem, o equivalente, em peso, a mais de 255 mil máquinas de lavar roupa”, refere o comunicado.

No ano passado a Eletrão recolheu e reciclou ainda 6.488 toneladas de pequenos equipamentos, o equivalente a “dois milhões e meio de secadores de cabelo”, além de ter recolhido e reciclado 380 toneladas de lâmpadas, aproximadamente dois milhões de lâmpadas.

Nas embalagens, outro sistema de recolha em que a Eletrão trabalha (com uma quota de 11 por cento), foram recolhidas no ano passado 54.669 toneladas, mais nove por cento do que em 2020.

Ainda segundo o comunicado, o número de locais de recolha de equipamentos elétricos, pilhas e baterias cresceu 23 por cento em 2021, havendo atualmente 7.389 locais para depositar os equipamentos usados.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.