EDP prevê investir 640 ME em projetos de transição energética

A EDP prevê investir 640 milhões de euros em projetos que contribuem para a transição energética em Portugal até 2025, dos quais perto de 150 milhões avançam já este ano, disse à Lusa fonte oficial da elétrica.

“A EDP prevê investir 640 milhões de euros em projetos que vão contribuir para o desígnio da transição energética em Portugal, ao longo dos próximos cinco anos”, anunciou fonte oficial da EDP.

Este investimento insere-se no plano estratégico apresentado ao mercado em fevereiro, que prevê 24 mil milhões de euros para a transição energética até 2025, dos quais 19.200 milhões de euros (80 por cento) em energias renováveis até 2025, que inclui tecnologia eólica, solar, hidrogénio verde e armazenamento de energia.

“Este crescimento só é conseguido graças a esta estratégia ambiciosa e que não seria possível sem uma normal rotação de ativos”, afirmou a empresa, que tem uma estratégia de rotação de ativos num total de oito mil milhões de euros, no âmbito da qual foi recentemente anunciada a venda de ativos eólicos nos Estados Unidos.

A EDP apontou, ainda, que este investimento de 640 milhões de euros vai corresponder a um aumento superior a 700 megawatts distribuídos por 23 projetos de geração limpa, por todo o país.

De entre os projetos já aprovados e em desenvolvimento, a EDP destaca o pacote de cinco projetos que combinam energia solar e eólica, num total 30 megawatts e com um investimento associado de 16 milhões de euros, cujo arranque da construção está previsto para este ano, no Sabugal, Aljezur, Peniche e Loures.

A empresa salientou também o projeto Solar Cerca, de 142 megawatts que advém do leilão de solar realizado em 2019 e que deverá iniciar a construção em 2022, no Ribatejo, com um investimento de 93 milhões de euros, e, ainda, o projeto do parque solar flutuante com mais de 12 mil painéis fotovoltaicos na albufeira da barragem do Alqueva, com um investimento de seis milhões de euros e capacidade de produção anual de sete gigawatt-hora.

O projeto do Alqueva tem a instalação dos painéis e dos flutuadores prevista para o verão, esperando-se que comece a produzir energia ainda este ano.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.