EDP Espanha prevê investimento de 550 ME em energias limpas na Andaluzia

  • 17 setembro 2021, sexta-feira
  • Energia

A EDP Espanha apresentou na Câmara Municipal de Los Barrios, na Andaluzia, o projeto de transformação da central térmica desta cidade, onde pretende realizar um investimento de mais de 550 milhões de euros.

A empresa quer transformar a central térmica (carvão) de Los Barrios numa unidade “centrada em hidrogénio verde, renováveis e armazenamento”, explicou a EDP Espanha num comunicado de imprensa.

Esta reconversão permitirá o fornecimento de energia renovável em toda a zona industrial do Campo de Gibraltar (província de Cádis), e no futuro exportar a energia por via marítima.

A empresa adianta que pretende dar um “contributo decisivo” para impulsionar a produção de energia cem por cento renovável, promover a descarbonização industrial de forma justa e inclusiva e reconverter a fábrica, atualmente em processo de encerramento, com um projeto “sólido, inovador e virado para o futuro”.

O projeto de transformação desta fábrica implicará um investimento de mais de 550 milhões de euros.

O objetivo, acrescentou a EDP Espanha, é “converter este local num polo de hidrogénio para descarbonizar as indústrias próximas, favorecendo a sua continuidade face à transição energética”, e prevê também um projeto de armazenamento de energia de 255 megawatts com baterias de iões de lítio.

A EDP afirmou estar a trabalhar com vários clientes industriais andaluzes para lançar projetos de eficiência energética e autoconsumo, querendo “reforçar a sua liderança na região com planos ambiciosos ligados à transição energética”.

O grupo EDP emprega em Espanha de forma direta mais de 1.550 pessoas e é uma das maiores empresas de produção de eletricidade no país com uma produção de quase 4.600 megawatts de capacidade instalada, 1,3 milhões de pontos de abastecimento de distribuição de eletricidade e uma carteira de vendas a clientes empresariais de eletricidade, gás natural e serviços de mais de 17 terawatts por hora, segundo a empresa.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.