Economia circular no setor da construção - Incorporação de lamas de pedreiras em formulações de argamassas e cerâmicos
A extração e transformação da pedra natural são atividades de uma indústria que está presente em todo mundo, devido à sua importância para o setor da construção civil. De facto, este setor é caraterizado por ser uma atividade com muita influência devido ao seu volume de negócio, o que afeta a economia e consecutivamente pressiona o ambiente. Este recurso geológico é um bem indispensável para o desenvolvimento do país, mas o seu rendimento está ligado à potencialidade e à disponibilidade do recurso. Durante o processamento da pedra natural nas pedreiras, ocorre a produção de resíduos, entre os quais as lamas. Este tipo de resíduo, como todas as substâncias com as mesmas caraterísticas, necessita de um tratamento próprio, quer para a sua reutilização, quer para o seu armazenamento.
Apesar de estas lamas não estarem classificadas como resíduos perigosos, a sua gestão apresenta impactes ambientais. Dos principais impactes ambientais é possível destacar a contaminação de níveis freáticos, solos, atmosfera e o impacto paisagístico provocado quer pela extração inicial da rocha mãe, quer pela posterior deposição das lamas nas escombreiras.
Pelos fatores supra enunciados, é possível aferir a necessidade de encontrar soluções para promover a correta gestão deste resíduo. (...)
Artigo completo na Indústria e Ambiente nº119 nov/dez 2019
André Ribeiro (CVR - Universidade do Minho), André Mota (CVR - Universidade do Minho), Jorge Araújo (CVR - Universidade do Minho), César Cardoso (CTAC - Universidade do Minho), Aires Camiões (CTAC - Universidade do Minho) e Joana Carvalho (CVR - Universidade do Minho)
Outros artigos que lhe podem interessar