Digitalização na gestão integrada da água

Na Aarhus vand a digitalização é uma transformação que equivale a uma contínua e profunda mudança organizacional. A transformação digital tem origem na estratégia de negócio da empresa e apoia essa estratégia, focada no crescimento, produtividade e inovação. A transformação digital da empresa irá requerer o fortalecimento de competências digitais, de pensamento e de comportamento – para que no futuro possamos pensar e agir a partir do digital. Isto significa repensar e criar novas soluções digitais, criar um pequeno processo para as ideias certas que vá da prototipagem à ativação, pensar e atuar de forma ágil, além de cooperar e cocriar com os melhores.

Digitalização da indústria da água

Os desafios globais no setor da água têm colocado mais pressão sobre os gestores da água e as comunidades a que servimos do que alguma vez aconteceu antes. Nesta perspetiva, uma transformação digital irá capacitar o setor da água e os nossos clientes a transitar para um novo paradigma de gestão urbana da água.

A inovação digital está a criar oportunidades sem precedentes para impulsionar dados e permitir decisões mais informadas e melhorar os futuros resultados no ciclo da água. Também nos possibilita reinventar a gestão da água e melhorar a gestão económica na água e na energia até um nível até aqui inimaginável.

A identificação de novas oportunidades a partir dos dados existentes proporciona as bases para a inovação, renovação e eficiência. Esta é a razão pela qual a transformação digital está no centro da nossa estratégia de mercado.

Projetos estratégicos digitais

As tecnologias digitais oferecem um grande potencial para transformar os sistemas de água, dando-nos a oportunidade de nos tornarmos mais resilientes, eficientes e inovadores [2]. Para termos sucesso na nossa visão 2020 de ser uma empresa de água digital, precisamos de projetos de desenvolvimento estratégico interorganizacionais focados na melhoria e digitalização de fluxos de dados intensivos.

VandGIS

Lideramos em diversas áreas da digitalização e uma delas é o nosso Sistema de Informação Geográfica VandGIS. O VandGIS é um portal web que permite aos colaboradores e parceiros uma visualização user-friendly das nossas tubagens de águas residuais, tubagens de distribuição de água e componentes. O portal também fornece informação sobre eventos operacionais, projetos e desenvolvimento locais. O VandGIS integra dados de vários fluxos de trabalho em menos soluções mas centrais e, ao apresentar elementos da água para consumo, águas residuais e de toda as atividades, ao mesmo tempo, convida a novos usos dos nossos dados.

Artigo publicado na edição nº 117

Jasper Kjelds, Chief Digital Information Officer Aarhus Vand and Helene Linnet Aaskov, Design Manager Aarhus Vand

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.