Deputados pedem descontaminação de habitações na Urgeiriça

A Assembleia da República recomendou ao Governo, através de resolução publicada a 23 de julho, que garanta a descontaminação e recuperação das habitações da Urgeiriça onde sejam detetados níveis de radioatividade prejudiciais à saúde, preferencialmente removendo o material contaminado. É também recomendada a avaliação radiológica das habitações que ainda não tenham sido objeto de estudo.

Os deputados pedem também que o processo de descontaminação seja inteiramente assegurado pela Empresa de Desenvolvimento Mineiro, sem custos para os moradores. O processo deverá ser conduzido de forma transparente, de modo a que cada morador possa acompanhar a calendarização e o desenvolvimento das obras.

Após a remoção dos contaminantes, o processo de descontaminação deverá ser certificado por laboratório de Estado ou associado.

O procedimento deverá ainda garantir a retirada das reservas de urânio que ainda se encontram armazenadas nas minas da Urgeiriça e os meios necessários para a recuperação ambiental e a preservação do património histórico e imaterial mineiro.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.