Europa debate gestão de resíduos radioativos

Foto Stefan-1983 / pixabay

Comité Económico e Social Europeu (CESE) e Comissão Europeia organizaram conferência que destacou a importância de envolver a sociedade civil na avaliação dos desenvolvimentos em gestão e resíduos radioativos

A gestão de resíduos radioativos pode ser melhorada se forem escutadas as necessidades, expectativas e preocupações da sociedade civil. O envolvimento e a interação na tomada de decisão são fundamentais na abordagem ao problema, ao nível local, regional e nacional. Esta foi a mensagem principal da conferência Radioactive Waste Management: A Civil Society Perspective”, que decorreu a 17 de outubro.

A presidente da secção de Transportes, Energia, Infraestrutura e Sociedade da Informação, Baiba Miltovica, sublinhou a necessidade de atuar com abertura e transparência, vincando que não existe um envolvimento “demasiado precoce ou excessivo” das pessoas no que toca a estas matérias.

Pelo lado da Direção-Geral de Investigação e Inovação da Comissão, Rosalinde Van Der Vlies apontou que as decisões que envolvem as gerações futuras não devem ficar apenas na esfera dos cientistas.

Todos os estados membros geram e continuam a gerar resíduos radioativos provenientes da produção de energia, e também da indústria, agricultura, setor clínico e atividades de investigação, e também por via da descontinuação de centrais nucleares. A gestão segura e responsável do combustível e dos resíduos radioativos é um pré-requisito para qualquer atividade nuclear e é responsabilidade de cada estado membro.

Para garantir que as posições da sociedade civil são escutadas, a CESE está agora também envolvida na EURAD, o programa europeu conjunto de gestão de rsíduos radioativos.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.