Criado biomaterial produzido a partir de caroço de azeitona

A Plastifa, empresa de Famalicão especializada em injeção de plástico com foco na produção de componentes para o setor automóvel, criou um biomaterial inovador produzido a partir de caroços de azeitona e termoplástico.

De acordo com a empresa, este é um produto cem por cento biológico que já foi testado e vai ser aplicado em produtos de consumo, substituindo assim o uso de polímero, material derivado do petróleo utilizado no composto do plástico.

“Ultrapassamos a fase de ensaios com ótimos resultados e estamos numa fase de início de produção” referiu o administrador da Plastifa, Manuel Carvalho.

O responsável explicou que o processo de desenvolvimento foi feito juntamente com um parceiro que faz a recolha do produto, de oliveiras do Alentejo, e que através da extrusão deixa-lhes o componente do caroço de azeitona para que o possam misturar com polipropileno, “garantindo caraterísticas de fiabilidade e qualidade que um produto desta natureza exige”.

Para além desta novidade, a administração também mencionou que, a par da preocupação com a pegada ambiental, a empresa também tem investido na “digitalização de todo o processo produtivo”, permitindo que o cliente consiga acompanhar o desenvolvimento do produto, desde o momento em que efetua a encomenda “até à saída da fábrica”.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.