Corvo candidata-se à obtenção da certificação Zero Resíduos

Fotografia: Dreizung_Wikipedia

O Município do Corvo assinou o compromisso para obtenção da certificação Zero Resíduos, tornando-se o primeiro município das Regiões com estatuto de Reserva da Biosfera, um selo de excelência atribuído pela UNESCO.

A certificação visa conciliar a conservação e preservação da natureza com a atividade humana, assente numa estratégia de desenvolvimento económico sustentável, envolvendo de forma ativa as populações locais.

Este projeto, que pretende combinar prevenção, promoção da reutilização e da reciclagem, centra-se, numa primeira fase, em tentar evitar o transporte de biorresíduos do Corvo para as outras ilhas, introduzindo um sistema de recolha porta-a-porta combinado com a operacionalização de várias unidades de compostagem comunitária.

Serão distribuídos contentores para biorresíduos aos cidadãos (um contentor de sete litros ventilado para a cozinha e outro, de 40 litros, para deposição na rua, bem como sets de sacos compostáveis), com identificação do utilizador, por forma a monitorizar a correta separação dos resíduos por cada família.

Os trabalhadores encarregados pela recolha, consoante o calendário estabelecido, encaminharão os resíduos para os compostores ativos. A mesma equipa, que previamente terá recebido formação específica, garantirá o acompanhamento e monitorização do correto funcionamento dos compostores.

Paralelamente, pretende-se que ocorra a renovação da frota municipal de recolha, mediante a aquisição de duas viaturas de baixas emissões, assim como de todas as ferramentas de apoio às atividades de recolha, compostagem e gestão de resíduos. Será adquirido um biotriturador para gestão da matéria biodegradável de jardim e parques, que servirá como material estruturante para os compostores.

De acordo com o comunicado divulgado pela associação Zero, “também haverá uma intensa campanha de sensibilização que será realizada aquando da distribuição dos novos contentores, no sentido de informar os moradores sobre os seus deveres cívicos, sempre visando facilitar as ações quotidianas sem comprometer a sustentabilidade ambiental da gestão dos resíduos”.

O desvio dos biorresíduos do atual fluxo indiferenciado, junto a uma identificação do utilizador para monitorizar a participação no novo sistema de recolha porta-a-porta de alta eficiência, irá permitir um aumento progressivo da quantidade e qualidade dos resíduos recicláveis e irá fundamentar o trabalho de reutilização, reparação e prevenção de resíduos.

Numa primeira fase, a recolha das restantes frações será ampliada, permitindo a deposição em pontos específicos dos têxteis (roupa em bom estado) e resíduos têxteis, materiais de construção e demolição, resíduos elétricos e eletrónicos, óleos alimentares usados e monstros.

Numa segunda fase, serão implementadas uma série de iniciativas de preparação para reutilização e prevenção de resíduos, nomeadamente:

  • Iniciativa-piloto de repair-café e repair-workshop para facilitar a reparação de pequenos eletrodomésticos, móveis, bicicletas, equipamentos desportivos, onde se realizarão cursos, atividades culturais e pequenas feiras, numa ótica da economia da troca e de promoção da circularidade;
  • Criação de uma “biblioteca das coisas” para disponibilizar pequenos equipamentos, ferramentas ou objetos vários, cuja utilização seja apenas necessária por pequenos períodos, permitindo ter um stock disponível para toda a população da ilha, sem necessidade de recorrer à aquisição de artigos importados de outras ilhas ou do continente;
  • Implementação de um sistema de reutilização de fraldas (lavagem e acompanhamento técnico) através das instituições e escolas da ilha, permitindo uma poupança de várias toneladas de resíduos não recicláveis durante os primeiros anos de vidas dos bebés;
  • Elaboração de linhas para a implementação do sistema de depósito e reembolso de embalagens, de forma a possibilitar a instalação dos pontos de orientação para recolha logo que a legislação o permitir;
  • Monitorização e acompanhamento técnico dos eventos culturais e desportivos, assim como das atividades turísticas, numa ótica zero resíduos, evitando o uso de embalagens descartáveis, sejam de papel ou de plástico.

A implementação do projeto “Corvo Zero Resíduos” será monitorizado pela Zero e terá o apoio da associação ambiental local Corvo Vivo.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.