Coopérnico vai debater políticas de combate à pobreza energética

  • 08 fevereiro 2024, quinta-feira
  • Energia

Fotografia: Riccardo Annandale_Unsplash

A Coopérnico, cooperativa portuguesa de energias renováveis, está a organizar o colóquio “Pobreza energética e comunidades de energia: que soluções na transição justa”, que irá realizar-se a 15 de fevereiro, na Fundação Cidade de Lisboa.

O evento junta a ADENE – Agência para a Energia, a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), o ex-presidente da Endesa, Nuno Ribeiro da Silva, e projetos no terreno de combate à pobreza energética.

“Num momento em que se prepara o Plano de Ação para o Combate à Pobreza Energética até 2030, a revisão final do Plano Nacional de Energia e Clima e os programas dos partidos para as eleições de 10 de março, a Coopérnico reúne grandes nomes do setor da energia para debater o futuro”, lê-se em comunicado enviado à redação.

No colóquio vão ser debatidos temas como “as políticas públicas de combate à pobreza energética” e “as medidas de combate à pobreza energética”. Entre os oradores estão nomes como Paulo Libório, coordenador do apoio técnico externo da ADENE, António Baltazar, chefe de divisão de licenciamento da direção de serviços de energia elétrica da DGEG, Nuno Ribeiro da Silva, ex-presidente da Endesa, Heleen Schockaert, da REScoop.eu, Joana Carvalho, da EAPN Portugal, e Miguel Sequeira, um dos fundadores da Comunidade de Energia Renovável de Telheiras.

“Percebemos em várias políticas e medidas que as comunidades de energia têm sido apontadas como solução para a pobreza energética por si só, mas a verdade é que isso só pode acontecer com esforços específicos. Para isso temos de assegurar que as políticas sociais na energia contribuem para o empoderamento dos cidadãos e identificar as barreiras que os impedem de aceder aos benefícios das comunidades de energia”, disse a coordenadora executiva da Coopérnico, Ana Rita Antunes.

“Pela primeira vez, estamos a juntar quem desenha a tarifa social com quem tem assegurado o seu financiamento. Vamos fazer acontecer um debate construtivo entre os dois lados e esperamos que o evento seja uma contribuição positiva para as mudanças que se aproximam, reforçando o papel das comunidades de energia no combate à pobreza energética de forma estruturada a médio prazo”, acrescentou a coordenadora.

No mesmo dia, a Coopérnico vai lançar o relatório “Comunidades de energia para uma transição justa: recomendações políticas para Portugal”, produzido no âmbito do projeto Community Energy for Energy Solidarity.

“Ambicionamos juntar cada vez mais pessoas com o compromisso da transição energética, com novos projetos e debates com propósito. Desde iniciativas com impacto social até ao desenvolvimento local, passando pela promoção da transparência e integridade. O nosso objetivo é não só disponibilizar a todos um modelo energético renovável, justo e responsável, mas também promover um diálogo saudável entre o setor”, concluiu Ana Rita Antunes.

A participação é livre e é possível juntar-se ao debate através da inscrição no formulário disponível online.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.