Comissão Europeia adjudicou contrato para monitorização do solo em toda a UE
- 19 fevereiro 2025, quarta-feira
- Solos

FOTO: PAUL MOCAN/ UNSPLASH
A SGS anunciou que ganhou um concurso da CE, através do Centro Conjunto de Investigação (JRC) e do LUCAS Soils Survey, para realizar, ao longo de 38 meses, análises laboratoriais de saúde e qualidade do solo por toda a União Europeia
O LUCAS Soils Survey, iniciado em 2009, é o maior programa de monitorização de solos da EU. Tem avaliado as propriedades fundamentais do solo, como o teor de carbono orgânico, riscos de erosão e indicadores de biodiversidade.
O programa tornou-se essencial para modelar políticas eficazes destinadas a proteger e melhorar os recursos do solo. A proposta, intitulada "Análise laboratorial de amostras de solo recolhidas durante o LUCAS Survey de 2022" (EC-JRC/IPR/2024/OP/1667), assegurará a recolha de dados necessários para estabelecer linhas de base e monitorizar o progresso no combate à degradação do solo.
Para dar resposta à proposta ganha, a SGS vai recorrer aos Centros de Excelência e instalações laboratoriais em Portugal e na Hungria. Serão analisados de 35 000 amostras de solo recolhidas em diferentes países da União Europeia.
Estão previstas análises química e física, que incluirão avaliação da composição do solo concentrações de elementos metálicos e vestígios em amostras de solo superficial; análise de E-DNA, para avaliar a biodiversidade do solo e realizar análises de DNA metagenómico em regiões europeias selecionadas; e análise de Produtos Fitofarmacêuticos (Plant Protection Products - PPPs), para rastreio de resíduos de produtos fitofarmacêuticos em amostras de solo e medição das suas concentrações.
Outros artigos que lhe podem interessar