Consumo de eletricidade cai 0,3% em setembro

  • 07 outubro 2022, sexta-feira
  • Energia

O consumo de energia elétrica recuou 0,3 por cento em setembro, pela primeira vez desde janeiro, e aumentou 2,9 por cento nos primeiros nove meses do ano face ao mesmo período de 2021.

De acordo com os dados da REN – Redes Energéticas Nacionais, “o consumo de energia elétrica recuou 0,3 por cento em setembro, o que não acontecia desde janeiro deste ano”, sendo que, “com correção dos efeitos de temperatura e número de dias úteis, registou-se um ligeiro crescimento de 0,2 por cento”.

Já no acumulado até setembro, “o consumo cresceu face ao mesmo período do ano anterior, 2,9 por cento, ou 2,7 por cento com correção da temperatura e dias úteis”.

No mês de setembro, os índices de produtibilidade associados às energias renováveis foram todos favoráveis: 1,23 (média histórica igual a 1) para a produção eólica, 1,06 para a produção solar e 1,24 para a produção hidroelétrica.

“A produção fotovoltaica mantém crescimentos muito significativos, próximos dos 50 por cento, relacionados com o aumento da potência instalada, com pontas acima de 1 300 megawatts”, destacou a REN.

Em setembro, a produção renovável abasteceu 44 por cento do consumo e a produção não renovável 35 por cento, enquanto os restantes 21 por cento corresponderam a energia importada.

Considerando o acumulado de janeiro a setembro, o índice de produtibilidade hidroelétrica registou 0,37, o de produtibilidade eólica 0,96 e o de produtibilidade solar 1,10.

Neste período, a produção renovável abasteceu 45 por cento do consumo, repartida pela eólica com 23 por cento, hidroelétrica com 9 por cento, biomassa com 7 por cento e fotovoltaica com 6 por cento. A produção a gás natural abasteceu 33 por cento do consumo, enquanto os restantes 22 por cento corresponderem a energia importada.

Quanto ao consumo de gás natural, registou em setembro uma variação homóloga negativa de 15 por cento, apresentando, “ao contrário do que se tem verificado ao longo do ano, comportamento negativo tanto no segmento convencional, que manteve a tendência dos últimos meses, com um recuo de 22 por cento, como no segmento de produção de energia elétrica, que este mês contraiu 5 por cento”.

Já entre janeiro e setembro, o consumo de gás natural registou uma variação homóloga negativa de 1,2 por cento, em resultado de uma quebra de 21 por cento no segmento convencional e de um crescimento de 38 por cento no segmento de produção de energia elétrica.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.