Conferência aborda a reindustrialização e a transformação circular

A Associação Smart Waste Portugal, em parceria com a Fundação de Serralves e a Magellan, está a organizar a conferência “A Reindustrialização e a Transformação Circular”, agendada para as 9h30 do dia 20 de maio, no Auditório de Serralves.

O objetivo desta conferência, que decorrerá em formato híbrido, passa por debater e analisar temáticas relacionadas com a economia circular, como a reindustrialização para a circularidade e o Pacto Português para os Plásticos.

“Um futuro circular é a visão de uma economia que vai além da reciclagem e do desperdício gerado pela ‘velha’ economia linear: é a visão de um futuro onde a economia global é livre de resíduos, porque tudo é matéria-prima. É com base nesta premissa que os intervenientes nesta conferência irão analisar o estado atual da indústria em Portugal e a sua transformação ao encontro da circularidade”, lê-se em comunicado divulgado pela organização.

A iniciativa pretende alertar para um paradigma que, de acordo com a Associação Smart Waste, precisa de ser alterado em Portugal.

“Tornar o setor dos resíduos num setor de recursos, aumentando a capacidade da economia portuguesa, com destaque para a indústria, estabelecer e liderar cadeias de fornecimento internas com reduzido impacto ambiental que maximizam o valor dos recursos na economia, são apenas algumas das muitas questões que serão debatidas neste encontro”.

Este evento é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no Portugal 2020 e COMPETE 2020.

A inscrição na conferência pode ser efetuada através do formulário disponibilizado online e o programa pode ser consultado AQUI.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.