Aberto concurso para deteção de plástico nos oceanos

Está a decorrer, até 4 de outubro, um concurso internacional que irá premiar um projeto inovador para a deteção de plásticos nos oceanos.
“AI Moonshot Challenge” é o nome do concurso organizado pela Portugal Space, a agência espacial portuguesa, e que é dirigido a empresas, instituições e cientistas.
A melhor proposta que combine dados de satélite e inteligência artificial para detetar, caracterizar e quantificar os plásticos nos oceanos, mas também rios ou lagos, será conhecida na Web Summit, que decorre entre 2 e 4 de dezembro, em Lisboa. O prémio terá um valor máximo de 500 mil euros.
Podem concorrer universidades, laboratórios científicos, organizações privadas ou públicas sem fins lucrativos que se dediquem à investigação científica e empresas. Todavia, e apesar de o “AI Moonshot Challenge” se dirigir a entidades nacionais ou estrangeiras, o concurso destina-se a financiar um projeto de investigação que seja realizado a partir de Portugal ao longo de dois anos.
A Portugal Space tem como parceiros desta primeira edição do “AI Moonshot Challenge”, a empresa Unbabel Labs, a Fundação para a Ciência e Tecnologia, a Agência Espacial Europeia e a Agência Nacional de Inovação.
Outros artigos que lhe podem interessar