Coimbra desenvolve projeto-piloto de iluminação pública inteligente

  • 04 agosto 2022, quinta-feira
  • Energia

A Quinta de São Jerónimo, em Coimbra, vai acolher um projeto-piloto de iluminação pública inteligente, que prevê uma redução de consumos na ordem dos 60 por cento.

Na Quinta de São Jerónimo decorre uma fase de testes de implementação do “FlexIP”, uma solução tecnológica que controla a iluminação pública LED, com um uso mais eficiente da energia e uma redução de custos, referiu o município, em nota de imprensa.

Naquela zona da cidade serão substituídas 170 luminárias, com o projeto a possibilitar “a configuração de funcionamento da iluminação, por questões de segurança ou para eventos, entre outros”.

“Com este piloto cria-se uma rede inteligente, em zonas específicas, que, a par com outros projetos em curso, reforçam Coimbra como um laboratório vivo de experimentação da inteligência da cidade, potenciando não só o desenvolvimento de novas parcerias como de novas tecnologias, soluções e ideias que suportam a gestão inteligente e sustentável de uma cidade do futuro”, realçou a autarquia.

O município salientou ainda a vontade de utilizar sensores para rega inteligente, contagem de veículos, temperatura, humidade, medição de dióxido de carbono e de partículas.

Na nota de imprensa, a Câmara de Coimbra recordou ainda o projeto “Luxifer”, vencedor da primeira edição do “Future City Challenge”, competição promovida pelo Fikalab, laboratório de inovação da Critical Sofware, e à qual o município também se associou.

Esse projeto pretende “adaptar a iluminação pública LED ao conforto, ao tráfego e à segurança, assim como automatizar questões relacionadas com a manutenção da mesma, aumentando a sua eficiência e proporcionando um impacto muito positivo na cidade”.

Já na Baixinha, encontra-se em desenvolvimento um outro projeto-piloto com a substituição das lanternas existentes por outras de tecnologia LED, num total de 90 unidades.

“Sobre as restantes luminárias instaladas que ainda não são de tecnologia LED, além do plano de substituição acordado com a E-Redes, o município está a avaliar com empresas de serviços energéticos a forma mais rápida e eficiente de conseguir maiores poupanças energéticas e consequentemente redução de custos”, realçou.

Na nota de imprensa, o município sublinhou a vontade de transformar Coimbra num laboratório experimental, atraindo projetos associados a novas tecnologias.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.