Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa concluiu instalação de painéis solares

O Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL) concluiu a instalação de um projeto em modelo de autoconsumo nas suas instalações, permitindo uma poupança anual de 30 mil euros.
O projeto de instalação da unidade de produção em autoconsumo é constituído por 222 painéis solares fotovoltaicos de 320 watts para a produção de energia elétrica a partir do sol que será consumida pelos vários edifícios do hospital.
“O projeto tem 71 quilowatt de potência e irá permitir uma diminuição significativa da fatura energética, numa poupança anual estimada de 30 mil euros”, referiu a empresa responsável pela instalação do projeto SunEnergy.
A nível ambiental, “o impacto do projeto também se irá refletir através de uma diminuição de emissão de 40 toneladas de CO2 por ano”, acrescentou.
Este projeto contemplou também a instalação de 42 coletores solares térmicos para o aquecimento das águas sanitárias do hospital, permitindo, assim, uma redução significativa do consumo de energia elétrica, mas também do consumo de gás natural, fonte de energia principal usada para o aquecimento das águas sanitárias do CHPL antes da execução do projeto.

Outros artigos que lhe podem interessar