Central fotovoltaica vai ser instalada em Faro por 13ME

  • 11 abril 2022, segunda-feira
  • Energia

Uma central fotovoltaica vai começar a ser construída este ano em Faro, onde serão instalados 24 mil painéis solares numa área de 24 hectares, com um investimento estimado em 13 milhões de euros.

O projeto antecedeu o lançamento da primeira pedra do parque solar promovido pela empresa Génese Natural, que vai ser instalado na freguesia de Santa Bárbara de Nexe, na periferia da cidade de Faro.

Numa nota enviada à agência Lusa, o promotor do projeto avança que o parque vai ter uma capacidade de produção anual de energia elétrica de 24 gigawatt-hora, permitindo alimentar cerca de 6.943 habitações.

A empresa prevê que a produção de energia através do sistema solar evite a emissão anual para a atmosfera de 6.093 toneladas de dióxido de carbono, lê-se na nota.

A futura central fotovoltaica irá ocupar uma área bruta de 24 hectares, composta por 24 mil painéis solares distribuídos por 14 hectares, prevendo-se que entre em operação ainda este ano.

Para o representante da Génese Natural, Rogério da Ponte, citado no documento, o parque “terá um impacto fundamental ao nível da produção de energia solar na região de Faro, uma das melhores em termos de radiação solar da Europa continental”.

Segundo o responsável, o investimento de 13 milhões de euros no novo parque solar “é um passo muito relevante para a empresa, uma vez que reforça a sua presença no mercado português”.

Por seu turno, o presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau, também citado na nota, destacou o “singular significado” do equipamento para o concelho, por se enquadrar nos “objetivos definidos pelo executivo autárquico em matéria de energias renováveis e amigas do ambiente”.

“Faro estará sempre disponível para acolher projetos na área da sustentabilidade que nos permitam crescer sem colocar em causa o ambiente, promovendo o bem-estar no nosso concelho e dos nossos munícipes”, apontou o autarca.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.