EDP abre candidaturas para apoiar projetos em África e Brasil
- 07 abril 2025, segunda-feira
- Energia

Imagem: ybernardi / pixabay
Estão abertas até 5 de maio as candidaturas para a 7ª edição do Fundo de Acesso à Energia (A2E), no montante de um milhão de euros, destinado a apoiar projetos que promovam a inclusão energética em comunidades desfavorecidas em África e, pela primeira vez, também no Brasil
Através deste fundo a EDP irá selecionar e financiar projetos sustentáveis e que promovam o uso de energia renovável em quatro países africanos – Moçambique, Quénia, Maláui e Nigéria – e no Brasil, e que contribuam para o desenvolvimento social, ambiental e económico em comunidades rurais desses países, onde ainda persistem elevados níveis de exclusão energética e de utilização de combustíveis fósseis.
Em comunicado, a EDP especifica que “irá disponibilizar um milhão de euros para projetos que apoiem setores essenciais, como educação, saúde, agricultura, água e outros usos produtivos de energia, com o objetivo de promover uma transição justa e inclusiva em regiões onde os níveis de eletrificação ainda são muito baixos ou quase inexistentes”.
Após o dia 5 de maio, seguir-se-á uma fase de avaliação e pré-seleção dos projetos. Os vencedores serão anunciados no último trimestre do ano.
O regulamento pode ser consultado em https://www.edp.com/pt-pt/edp-yes/fundo-de-acesso-a-energia-7a-edicao
Outros artigos que lhe podem interessar