Caminho para a Sustentabilidade: Descarbonização dos aeroportos

Alterações climáticas e degradação ambiental estão entre as principais preocupações europeias e também do mundo. O Pacto Ecológico Europeu promete transformar a Europa, garantindo que é possível acabar com as emissões líquidas de gases com efeitos de estufa até 2050, dissociar o desenvolvimento económico da utilização de recursos, e manter a equidade dos territórios. Um objetivo ambicioso cujo reflexo em ações não é evidente.

O setor aeroportuário é particularmente sensível a estas tendências e é também muito visado em relação à sua contribuição para alterações climáticas. Este artigo dá-nos conta das iniciativas mais avançadas que estão a ser desenvolvidas na Europa, tanto no domínio da investigação como no domínio corporativo, com o propósito último de reduzir a geração de externalidades negativas e evitar a já anunciada retração do transporte aéreo na Europa.

A estratégia de clusterização da Comissão Europeia

OLGA – STARGATE – TULIPS estão entre os 73 projetos financiados pela chamada Horizon 2020 Green Deal da Comissão Europeia (CINEA). Este cluster, com estes três projetos, tem por objetivo desenvolver, ao longo de três anos, uma colaboração efetiva e troca de informação, majorando o impacto junto da comunidade aeroportuária, através das sinergias que é possível desenvolver. (...)

Por Rosário Macário, CERIS, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa

Artigo completo na Indústria e Ambiente nº140 mai/jun 2023, dedicada ao tema 'Energia e Mobilidade'

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.