Câmara Municipal de Lisboa e a Águas do Tejo Atlântico assinam acordo fornecimento de água reciclada
- 20 dezembro 2024, sexta-feira
- Água
[BLUEWATER/UNSPLASH]
As Águas do Tejo Atlântico e o Município de Lisboa assinaram um contrato para o fornecimento de “água+” para garantir um futuro sustentável da água em Lisboa.
O contrato consiste no fornecimento de água reciclada nas Fábricas de Água geridas pela Águas do Tejo Atlântico em Lisboa.
O principal objetivo é promover a eficiência hídrica na cidade e reforçar a sustentabilidade do território. Este surge também para mitigar os efeitos das alterações climáticas e de reduzir a pressão sobre os recursos hídricos existentes (salvaguardando a água potável e as águas subterrâneas).
O acordo é resultado de um projeto piloto iniciado em março de 2022, que permitiu a rega de espaços verdes como a Zona Norte do Parque das Nações, utilizando água+, o que representa um avanço significativo na gestão sustentável dos recursos hídricos em Lisboa.
Numa perspectiva ambiental, a reutilização de águas usadas e tratadas contribui para a salvaguarda do capital Natural “água” e a redução da rejeição de efluentes no estuário do Tejo.
Do ponto de vista económico, a utilização de água+ em rega e lavagens é uma solução eficaz que reduz os custos associados ao transporte e tratamento de água potável, além de fomentar a inovação e o desenvolvimento regional.
Outros artigos que lhe podem interessar