Cabo Verde vai ter dessalinizadora de água do mar até 2024

  • 07 fevereiro 2023, terça-feira
  • Água

A ilha da Boa Vista, a segunda mais turística de Cabo Verde, terá até finais de 2024 uma dessalinizadora de água do mar num projeto financiado por um banco austríaco em 11 milhões de euros.

O anúncio foi feito, na cidade da Praia, pela ministra de Estado e ministra da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, Janine Lélis, indicando que o acordo para o financiamento entre o Governo de Cabo Verde e a Uni Credit Bank da Áustria foi assinado em dezembro.

O documento, segundo a mesma fonte, prevê a instalação de uma dessalinizadora de água do mar na ilha, que terá capacidade de transformação de cerca de cinco mil metros cúbicos de água por dia.

“Isto é feito numa perspetiva de vencermos o desafio de disponibilização de água potável para a ilha da Boa Vista, numa perspetiva em que ela possa ser mais permanente e a um melhor custo”, frisou a governante, em conferência de imprensa, indicando que o financiamento é de 11 milhões de euros.

O acordo, prosseguiu, será agora publicado, e espera-se que a dessalinizadora esteja a funcionar em finais do próximo ano.

Na Boa Vista, a segunda ilha mais turística de Cabo Verde, mas que ainda enfrenta problemas na distribuição e ligação de água domiciliar, a empresa Água e Energia da Boa Vista detém o monopólio da produção e distribuição de água e eletricidade.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.