Brasil vai construir maior fábrica do mundo de hidrogénio verde

A multinacional Unigel já lançou ‘a primeira pedra’ daquela que será a maior fábrica de hidrogénio verde do mundo, colocando o Brasil na vanguarda da produção industrial deste tipo de combustível limpo.

Com investimentos de cerca de 120 milhões de euros, previsto para entrar em funcionamento no final de 2023, mas utilizando as infraestruturas e logística existentes da empresa no polo petroquímico de Camaçari e no porto marítimo de Aratu, ambos no estado nordeste da Bahia, a fábrica produzirá dez mil toneladas de hidrogénio verde e 60 mil toneladas de amoníaco “limpo” por ano.

“O nosso investimento é um investimento pioneiro e, com certeza, quando a fábrica começar com hidrogénio verde e amoníaco verde, será a maior do mundo e estaremos com o Brasil na vanguarda do desenvolvimento atendendo ao processo de ‘descarbonização’ no mundo”, disse o presidente da Unigel, Roberto Noronha, à agência noticiosa espanhola Efe.

A segunda fase, com início em 2025, deverá quadruplicar a produção na área construída de 60 mil metros quadrados para atingir 40 mil toneladas por ano de hidrogénio verde e 240 mil toneladas de amoníaco “limpo”.

“É a energia do futuro e o mundo tem um desafio de como produzir mais energia limpa, que vem da energia solar e eólica. O Brasil tem uma oportunidade de ser fornecedor de energia limpa à escala industrial, com hidrogénio verde, para todo o mundo”, disse o ministro do Ambiente brasileiro, Joaquim Leite, na inauguração do projeto.

Para o ministro brasileiro, o hidrogénio verde reforça a “economia fértil, não só para reduzir a emissão de gases [com efeito de estufa], mas também para ser inovador”, com um potencial de 85 por cento da matriz energética proveniente de fontes renováveis como a hídrica, eólica e solar.

Joaquim Leite salientou aos jornalistas o potencial dos estados costeiros do nordeste brasileiro com sol, vento e “o mar sem tempestades”, condições que “tornam mais barata” a produção de energia a partir destas fontes renováveis.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.