Lisboa vai ter carreira movida a biocombustíveis

A PRIO e a CARRIS estão a desenvolver o projeto Beato BioBus, que irá ser lançado no segundo semestre de 2021 para promover a mobilidade sustentável em Lisboa.

Os autocarros serão movidos a Zero Diesel, um combustível desenvolvido pela PRIO na Fábrica de Biocombustíveis de Aveiro e feito a partir de matérias-primas residuais. Segundo um comunicado do Hub Criativo do Beato, o centro de inovação que viu nascer este projeto, este tipo de combustível permite reduzir em 84 por cento as emissões de gases com efeito de estufa comparativamente ao combustível fóssil tradicional, e não é necessário alterar os motores. A carreira terá oito autocarros, que irão servir o Hub Criativo, próximo da Avenida Infante D. Henrique.

O projeto engloba também a promoção da economia circular: serão instalados oleões avançados e simples na zona do Hub Criativo do Beato, de forma a recolher a maior quantidade possível de óleos alimentares usados, que irão ser transformados em biocombustível para abastecer os autocarros da carreira que irá servir a zona. As duas empresas esperam que com o Beato BioBus seja possível poupar-se mais de 400 mil litros de gasóleo e cerca de 1 118 toneladas de emissões de CO2 por ano.

Este projeto nasce da candidatura da Startup Lisboa, com a direção técnica da Lisboa E-Nova, ao EEA Grants, Aviso #4, Programa Ambiente para a criação do Hub Criativo do Beato Living Lab, que contempla também outros oito projetos.

Para além dos objetivos estabelecidos com o concurso dos EEA Grants, a PRIO e a CARRIS vão aproveitar as sinergias para estudar e monitorizar a performance dos veículos, o que permitirá publicar um estudo de caso sobre o desempenho de autocarros com base em diferentes tipos de energia.

As duas empresas já tinham colaborado anteriormente no desenvolvimento de um projeto piloto, “Movido a Biodiesel”, que entre agosto de 2018 e maio de 2020, permitiu abastecer uma carreira de 6 autocarros com Zero Diesel. Durante esse período de tempo foram transportados cerca de 2 milhões de passageiros durante mais de 320 mil km graças à reciclagem de 205 mil litros de óleos alimentares usados, que permitiu poupar o equivalente a 500 toneladas de emissões de CO2.

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