Banco inteligente carrega dispositivos móveis com energia solar em Coimbra

  • 26 janeiro 2024, sexta-feira
  • Energia

Fotografia: Universidade de Coimbra

Na data em que se comemora pela primeira vez o Dia Internacional da Energia Limpa – 26 de janeiro –, a Universidade de Coimbra lançou a terceira e última iniciativa da campanha “Juntos Ajudamos a Proteger o Futuro”, que tem o objetivo de sensibilizar a comunidade para a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.

Para consciencializar a comunidade da importância das soluções energéticas alternativas, eficientes e sustentáveis e reforçar a sua atuação no ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, a Universidade de Coimbra instalou na entrada da Faculdade de Economia o seu primeiro banco inteligente.

De acordo com a universidade, dotado de uma tecnologia baseada no efeito fotoelétrico, que converte luz solar em eletricidade, este banco é energeticamente autónomo.

“Através da energia solar fotovoltaica – e, portanto, limpa, renovável, autóctone e inesgotável –, a peça de mobiliário urbano permite o carregamento de telemóveis e de outros dispositivos eletrónicos através de ligação USB ou wireless (sem fios)”, referiu a Universidade de Coimbra em comunicado enviado à redação.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.