Bacia do Barlavento algarvio continua com armazenamento abaixo da média

  • 06 fevereiro 2023, segunda-feira
  • Água

A bacia do Barlavento algarvio continua a apresentar a menor quantidade de água armazenada desde outubro de 2021, tendo registado no final do mês passado 12,6 por cento.

Segundo dados do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH), a média de armazenamento para o mês de janeiro na bacia do Barlavento é de 70,1 por cento.

No final de janeiro, com menor disponibilidade de água estavam também as bacias do Mira (37 por cento), Arade (41,8 por cento) e Sado (55,3 por cento).

Já as bacias do Ave (91,6 por cento), Tejo (91,3 por cento), Guadiana (87,6 por cento), Douro (86,7 por cento), Lima (84,8 por cento), Cávado (80,7 por cento), Oeste (80 por cento) e Mondego (74 por cento) eram as que tinham os níveis mais elevados.

Trinta e duas das 60 albufeiras monitorizadas tinham, no final de janeiro, disponibilidades hídricas superiores a 80 por cento do volume total, enquanto oito apresentavam valores inferiores a 40 por cento, segundo dados do SNIRH.

No último dia do mês de janeiro, e comparativamente ao mês anterior, verificou-se um aumento do volume armazenado em 11 bacias hidrográficas e uma descida em uma.

Os armazenamentos de janeiro de 2023 por bacia hidrográfica apresentam-se superiores às médias de armazenamento de janeiro (1990/91 a 2021/22), exceto para as bacias do Sado, Mira, Ribeiras do Algarve e Arade.

A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.