Aveiro vai ter o primeiro ferryboat elétrico de Portugal

  • 31 março 2021, quarta-feira
  • Energia

O primeiro ferryboat elétrico construído em Portugal, apresentado nos estaleiros da Navaltagus, no Seixal, deverá estar a operar em Aveiro “no final do verão” de 2022.

O novo ferry vai assegurar a travessia entre São Jacinto (Aveiro) e o Forte da Barra (Ílhavo), e vai substituir o atual ferry a combustível fóssil que opera entre as duas margens do canal de navegação, na ria de Aveiro.

Segundo o presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, a embarcação elétrica, que representa um investimento superior a sete milhões de euros, deverá estar a operar “no final do verão do próximo ano”.

“O novo ferryboat cem por cento elétrico é a primeira embarcação com esta característica a ser desenvolvida inteiramente em Portugal, por marcas nacionais, e para servir uma região portuguesa”, destacou o grupo ETE, a quem foi adjudicada a conceção e construção.

Segundo o consórcio responsável pela construção, a embarcação terá “zero emissões de dióxido de carbono e permitirá a redução da emissão de 300 toneladas de dióxido de carbono libertadas pelo atual modelo, reduzindo igualmente em cerca de 30 por cento o consumo energético”.

“Aos baixos níveis de ruído e ao conforto para os passageiros introduzidos por esta embarcação alia-se ainda a capacidade reforçada para o transporte de viaturas (30 por cento) e de passageiros (90 por cento)”, salientou.

O ferryboat representa um investimento da Câmara Municipal de Aveiro de 7.326.490,13 euros, e foi adjudicado ao agrupamento de empresas Navaltagus e Navalrocha (Grupo ETE), com um prazo de 18 meses para a sua conceção e construção.

O projeto é cofinanciado pelo POSEUR, Portugal 2020, e União Europeia com apoio através do Fundo de Coesão no valor de 2.168.321,53 euros.

“Este projeto pioneiro junta-se a outras iniciativas sustentáveis de mobilidade levadas a cabo pela Câmara de Aveiro, como a eletrificação de 27 barcos moliceiros que, ainda em 2021, estarão a operar nos canais urbanos da ria de Aveiro, permitindo uma redução de 400 toneladas de dióxido de carbono”, destacou o autarca Ribau Esteves.

No município encontram-se já em operação três autocarros cem por cento elétricos, através da concessionária dos transportes urbanos, a Aveirobus, pertencente ao grupo Transdev, reforçando o compromisso da autarquia com os valores ambientais.

“Importa sublinhar que o novo ferryboat elétrico vem, em primeiro lugar, dar a garantia de mobilidade e igualdade de oportunidades para os nossos cidadãos de São Jacinto e, só por isso, este é um investimento que vale cada cêntimo que nele depositamos”, acrescentou Ribau Esteves.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.