Aveiro avança com recolha seletiva porta-a-porta de biorresíduos

Foi aprovado, em sede de POSEUR, a operação de Recolha Seletiva porta-a-porta de biorresíduos da Câmara Municipal de Aveiro, que contribuirá para atingir as metas nacionais da recolha seletiva de biorresíduos.

Esta operação, designada “BioAveiro – Recolha Seletiva PaP de biorresíduos”, consiste na implementação de recolha seletiva porta-a-porta de biorresíduos de resíduos alimentares, no setor não doméstico (pequenos produtores de resíduos urbanos), nomeadamente, no canal HORECA, cantinas e mercados municipais, em nove das dez freguesias do Município de Aveiro, sendo apenas excluída pelas regras nacionais a Freguesia de São Jacinto, onde é aconselhado nesse estudo a compostagem dos biorresíduos na origem.

Assim, foi aprovada a abertura do procedimento por ajuste direto no valor de 1.115.075,32€ para execução desta operação entre 1 de outubro de 2021 e 30 de setembro de 2026, a executar pela VEOLIA Portugal S.A..

Neste âmbito, estão previstas a aquisição de 420 contentores de 120 litros para a deposição de biorresíduos, a aquisição de sacos de lixo recicláveis para os biorresíduos, a implementação de um sistema RFID para os contentores e a instalação de sistema de pesagem no elevador da viatura de recolha seletiva de biorresíduos, e a aquisição de uma viatura de recolha de biorresíduos movida a gás natural comprimido.

Em simultâneo com esta operação, encontra-se em fase final de elaboração o “Estudo Intermunicipal para o Desenvolvimento de Sistemas de Recolha de Biorresíduos para os Municípios da Região de Aveiro”, promovido pela CIRA – Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

Este estudo tem como objetivo a elaboração de um diagnóstico que conduza à definição de um Plano de Ação e de Investimento para a operacionalização da recolha seletiva de biorresíduos conducente à sua valorização, seja através da implementação de uma rede de recolha seletiva de biorresíduos, seja pela separação e reciclagem na origem através da implementação da compostagem doméstica ou comunitária, alinhados com a estratégia definida ou a definir pelos Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.