Austrália aprova planos para construir “maior parque solar do mundo”
- 03 setembro 2024, terça-feira
- Energia
Imagem: SunCable
A Austrália aprovou os planos para a construção de uma exploração solar no norte do país, projeto apresentado como “o maior parque solar do mundo”.
A ministra do Ambiente australiana, Tanya Plibersek, afirmou que este parque solar vai produzir energia suficiente para abastecer três milhões de casas e incluirá painéis, baterias e um cabo de ligação da Austrália a Singapura.
“Esta será a maior zona solar do mundo, fazendo da Austrália o líder mundial em energia verde”, sublinhou Tanya Plibersek.
O projeto, desenvolvido pela SunCable, de 12 mil hectares, está localizado no Território do Norte, banhado pelo sol, e é apoiado pelo bilionário da tecnologia e ativista ambiental Mike Cannon-Brookes.
As estimativas apontam para que a produção de energia comece em 2030, fornecendo quatro gigawatts de energia para uso doméstico, sendo que outros dois gigawatts serão enviados para Singapura – através de um cabo submarino de 4 300 quilómetros –, o que corresponde a 15 por cento das necessidades da cidade.
O projeto depende da aprovação da autoridade do mercado energético de Singapura, do governo da Indonésia e das comunidades indígenas australianas.
A Austrália é atualmente um dos principais exportadores mundiais de carvão e gás, mas está a ser gravemente afetada pelos efeitos das alterações climáticas, como o calor intenso, inundações e incêndios florestais.
Em 2022, as energias renováveis representavam 32 por cento da produção total de eletricidade na Austrália, contra 47 por cento do carvão, de acordo com os dados mais recentes do governo.
Outros artigos que lhe podem interessar