Procura global de eletricidade vai continuar a aumentar

  • 05 agosto 2025, terça-feira
  • Energia

FOTO: MAKAMUKI0 / PIXABAY

Renováveis, gás natural e nuclear vão responder à procura adicional na indústria, eletrodomésticos, ar condicionado, data centers e fotovoltaico

Trata-se de uma das subidas mais aceleradas da última década na procura de energia, segundo a Agência Internacional de Energia.

A procura de eletricidade deve aumentar 3,3 % em 2025 e 3,7 % em 2026 – duas vezes mais depressa do que o crescimento da procura total de energia no mesmo período, segundo um relatório da organização. Na origem desta subida estão necessidades relacionadas com eletrodomésticos, arrefecimento de edifícios, número crescente de data centres e de veículos elétricos.

Por outro lado, as renováveis devem ultrapassar o carvão como principal fonte de eletricidade já este ano ou no próximo, dependendo do clima e das tendências de preços. Também o nuclear deve bater recordes, com a reativação de reatores no Japão, produção robusta nos EUA e em França e novas adições, essencialmente na Ásia.

Em resultado destes desenvolvimentos, as emissões de dióxido de carbono decorrentes da geração de eletricidade devem estabilizar em 2025 e registar uma ligeira descida em 2026, ainda que as condições climáticas e económicas possam afetar esta trajetória.

As economias emergentes na Ásia são responsáveis pelo maior aumento da procura, com a China e a Índia a serem responsáveis por 60 % desse aumento.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.