Aplicação estima custos de construção de infraestruturas do setor da água

  • 09 dezembro 2022, sexta-feira
  • Água

O Grupo AdP – Águas de Portugal lançou o ‘WICCE – Water Infrastructures Construction Cost Estimator’, uma aplicação web-based desenvolvida e enquadrada na estratégia de digitalização do Grupo AdP promovida pela AdP VALOR.

Concebida para estimar custos de construção de infraestruturas no setor da água, esta ferramenta online está reservada a utilizadores credenciados, sejam eles técnicos das entidades gestoras das infraestruturas do ciclo urbano da água, intervenientes no processo de planeamento, conceção e gestão dos sistemas, e.g., decisores, entidades financiadoras, projetistas, ou membros da academia.

Esta aplicação permite estimar, através de custos unitários de referência, o valor de investimento das principais tipologias de infraestruturas dos sistemas de seis áreas de aplicação: abastecimento de água, saneamento de águas residuais, reutilização de água residual tratada, tratamento de lamas, produção de energia e rega.

O WICCE resulta de um trabalho de mais de 15 anos para estabelecimento de funções de custo fiáveis para infraestruturas do setor da água, “permitindo reunir uma sólida base de dados com mais de mil empreitadas de construção de infraestruturas de captação, transporte, tratamento e rejeição de água”, referiu o Grupo AdP em comunicado divulgado.

A aplicação está disponível em português e inglês e oferece uma interface de consulta que disponibiliza ao utilizador os valores de investimento apurados mediante input de critérios de análise, tendo por base um software estatístico reconhecido no mercado, lê-se ainda no comunicado.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.