Albufeiras com média de 80% de armazenamento de água

  • 17 maio 2023, quarta-feira
  • Água

As albufeiras estavam a meio deste mês com uma média de armazenamento de 80 por cento, tendo o volume total descido 1,03 por cento face à semana anterior, com três a menos de 20 por cento, segundo o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).

De acordo com o boletim semanal do SNIRH, das 76 albufeiras monitorizadas em Portugal continental, 48 estavam, a 15 de maio, com um volume de armazenamento entre 81 e cem por cento.

Oito albufeiras tinham a sua capacidade entre 61 e 80 por cento, seis estavam a meio (51 a 60 por cento), oito estavam entre 41 e 50 por cento e três com 21 a 40 por cento do volume total armazenado.

Em situação crítica estavam as albufeiras de Campilhas e Monte da Rocha, ambas na bacia hidrográfica do Sado, com, respetivamente, 12 e dez por cento da sua capacidade, e Ribeiras do Barlavento algarvio, com 13 por cento do volume total armazenado.

Segundo o SNIRH, das 15 bacias hidrográficas monitorizadas, 12 estavam, na mesma data, com armazenamento de água acima da média e três baixo.

Das albufeiras monitorizadas, 63 por cento apresentavam disponibilidades hídricas superiores a 80 por cento do volume total e oito por cento inferiores a 40 por cento.

Os armazenamentos na primeira quinzena de maio por bacia hidrográfica apresentaram-se superiores às médias de armazenamento do mês de maio (1990/91 a 2021/22), exceto para as bacias do Mondego, Sado, Ribeiras da Costa Alentejana Mira, Arade e Ribeiras do Barlavento.

No final de abril, das 60 albufeiras monitorizadas, 35 apresentavam disponibilidades hídricas superiores a 80 por cento do volume total e seis inferiores a 40 por cento.

A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.